quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Folclore

Folclore do Sudeste
Na região Sudeste, podemos destacar várias lendas e contos folclóricos. Estes contos estão ligados à cultura da região e servem como elementos de entretenimento ou de divulgação da sabedoria popular. As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro.
Com relação às danças folclóricas do Sudeste, podemos destacar: Batuque, Catira (Cateretê), Cana-verde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e Fandango

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rabiscou? O Bicho Pegou !



Autora: Maria Heloisa Penteado
Editora: Ática



Flávio não acreditou na história de Tomás e, só de birra, desenhou um enorme foguete na calçada. Mas agora via que o irmão não tinha mentido. O Reino das Garatujas existia de fato e era para lá que eles iam prisioneiros.

A Menina que Fez a América

                                       
                    Título:A Menina que Fez a América
                    Autora:Ilka Brunhild Laurito
                     Editora:FTD
                                                         Resumo: 
 ""A menina que fez a América" é uma história muito legal,divertida e interesante, tenho certeza de que vocês vão gostar.Conta a história de uma família que mora em um lugar com formato de bota.É lá que nós vamos conhecer Fortunata mas que todos a chamam de Fortunatella, bom ela tem um irmão e os dois moram com sua mãe e avós,Fortunatella perdeu o pai quando era bem novinha.Sua mãe víuva acabou conhecendo um homem que também é víuvo,eles se casaram e foram para o Brasil, disseram para Fortunatella e o irmão dela que iam se ajeitar por lá e depois iam mandar busca-los.No inicio ela ficou chateada com a notícia de que sua mãe ia para o Brasil mas logo se conformou, ela no entanto se divertiu muito com seus avós ,até que seu avó por parte de pai morreu de ataque do coração.Ela e seu irmão ficaram muito abalados mas logo receberam a notícia de que sua mãe e seu padrasto iam vir buscar eles.Eles não buscaram os filhos mas ficaram esperando eles lá no aeroporto,Fortunatella muito feliz em ver sua mãe de novo,mas quem estava no aeroporto era só seu padrasto e um de seus irmãos.Quando ela chega em casa vê sua mãe com sua outra irmã fica toda feliz em vê-la.E assim é o final eles voltam a ficar junto de sua mãe e seu padrasto e seu irmão e claro são felizes nê.

        Título:  O Pequeno Príncipe
        Autor:   Antonie de Saint-Exupery
        Editora:  Agir                          


                                                                    Resumo:
               O Pequeno Príncipe, é um romance de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos, incluindo o aranês, o amazigh e o xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Em Portugal, “O Principezinho” integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3º Ciclo do Ensino Básico.
No Japão existe um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho .

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

o ladão de sorrisos

                                
             Título:O Ladrão de Sorrisos
             Autora: Marcelo Duarte
              editora:Atica
                                                resumo:
     È   um livro que contava a história dos seguintes personagens: Beatriz, Otavio e o palhaço Chicletão.
      Beatriz gosta de ler histórias escritas pelo seu pai.
Otavio e Beatriz são colegas de escola, pois estudam na mesma turma.
Certo dia, eles resolveram visitar o circo para entrevistar os artistas que moravam lá. Chegando lá, acharam um palhaço chamado Chicletão. Otávio entrevistou o dono do circo e lhe fez muitas perguntas.
Até que um dia, Chicletão resolveu roubar o sorriso de todo mundo, e é por isso que ele é chamado de     ladrão de sorrisos.